Rumo a 2030 promove formações sobre a Agenda 2030

Rumo a 2030 promove formações sobre a Agenda 2030

Durante o mês de dezembro decorreram duas ações de formação “Laboratório ODS: Transformar o nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” dirigidas a técnicos municipais da Câmara Municipal da Maia e da Câmara Municipal do Seixal, no âmbito da campanha Rumo a 2030, financiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

A superação de muitos dos desafios identificados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e das suas metas depende dos municípios e governos locais, os quais se encontram bem posicionados para conhecer e responder diretamente às necessidades e aspirações das pessoas, bem como para dar a conhecer e motivar os cidadãos a agir em prol dos ODS. Os ODS são, também, uma oportunidade para mobilizar e empoderar vários atores locais em torno de objetivos comuns e para guiarem políticas mais integradas e coerentes, que promovam soluções e respostas locais que assegurem um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

Este é o ponto de partida para o Laboratório ODS. Não apresentamos prescrições únicas, mas sim a possibilidade de dar a conhecer, através de metodologias participativas e troca de experiências, novas dinâmicas de abordar a Agenda 2030 das Nações Unidas. Trabalhamos colaborativamente para que todos se possam apropriar do processo de localização desta Agenda.

O Manual ABC dos ODS para técnicos municipais, bem como o conjunto de apresentações que suportam a formação podem ser consultados no website do projeto. Porque acreditamos que a partilha de conhecimento irá permitir que todos os atores de conhecimento contribuem de forma efetiva para “Não deixar ninguém para trás”, em particular os técnicos municipais, que na sua ação diária já trabalham os principais temas dos ODS e contribuem para um mundo mais justo e mais sustentável.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial