Que caminhos para garantir o sucesso da Agenda 2030?

Que caminhos para garantir o sucesso da Agenda 2030?

A Agenda 2030 para o Sustentável Desenvolvimento e os seus 17 sustentáveis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o resultado de um processo participativo entre os diferentes atores do desenvolvimento.

Entre estes atores, as Cidades e os Municípios têm assumido um papel cada vez mais importante na adoção de medidas e processos que contribuem diretamente para o sucesso desta Agenda.

Um olhar mais atento sobre a Agenda 2030 permite-nos perceber que os Municípios estão a contribuir significativamente e a apoiar os governos nacionais em alcançar os Objetivos que acordaram.

Os governos locais de todo o mundo estão a alinhar as suas estratégias de sustentabilidade com os ODS, cujos objetivos e metas são um quadro de referência fundamental para as políticas locais, planos de ação e projetos.

Mas a implementação dos ODS não se fará de um dia para o outro. Apesar dos Municípios já terem uma prática de trabalho que lhes permite mapear e alinhar as suas ações com os ODS, é ainda necessário reforçar o trabalho multidisciplinar.

O documento 15 Pathways to Localise The Sustainable Development Goals: Inspiration From Cities Implementing Local Actions Contributing To Global Goals apresenta algumas boas práticas que podem servir de inspiração.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial