Os ODS e o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os ODS e o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A 18 de abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS). Criado em 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) e seguido pela UNESCO, o DIMS tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, assim como para a necessidade da sua proteção e valorização.

Todos os anos, o ICOMOS propõe um tema para as atividades a organizar no âmbito do DIMS por todos aqueles que se associem à celebração deste dia. Para 2021, o tema proposto é “Passados Complexos: Futuros Diversos”.

Reconhecendo os desafios globais relacionados com a inclusão e o reconhecimento da diversidade, o DIMS apela a uma reflexão, reinterpretação e reexaminação das narrativas históricas existentes.

Num ano atípico marcado a nível global pela pandemia de COVID-19, no qual todas as estruturas da sociedade foram impactadas e no qual ficaram expostas as debilidades e desigualdades da sociedade, torna-se fundamental refletir sobre o passado e repensar um futuro em prol de um mundo mais justo, digno e sustentável.

A Convenção do Património Mundial (1972) estabelece que:

“a degradação ou desaparecimento de qualquer elemento do património cultural ou natural constitui um empobrecimento prejudicial do património de todas as nações do mundo”

Estamos na década de alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e como tal torna-se imprescindível reforçar a necessidade de constituir um património que represente todos através da promoção de novos discursos e abordagens, diferentes e diferenciadas, para as narrativas históricas existentes, procurando fomentar pontos de vista inclusivos e diversos. De forma a construir um património que seja representativo de todos, torna-se crucial garantir que inclui as diversas culturas e comunidades (ODS 10 – Reduzir as Desigualdades), promove a igualdade de oportunidades e direitos (ODS 5 – Igualdade de Género), e fomenta um mundo mais justo, digno e sustentável (ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

Neste sentido, e no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal de Loures – membro da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), parceira do projeto Rumo a 2030 – promoveu um conjunto de iniciativas para a comemoração do DIMS. A próxima iniciativa é no próximo dia 17 de abril, sábado, e consistirá numa visita guiada ao Castelo de Pirescouxe, incluindo a exposição About Nature e contando com a presença da artista Beatriz Horta Correia, que tem como foco o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Outros membros da RICD estão também a desenvolver um conjunto de atividades, que reforçam a promoção do património cultural local.

A Direcção-Geral do Património Cultural continuará a atualizar e divulgar o Programa Nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2021. Acompanhe o DIMS 2021 no Facebook.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial