Os Municípios Rumo a 2030

Os Municípios Rumo a 2030

O seminário “Os Municípios Rumo a 2030 – Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável”, uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal e da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) ocorreu a 6 de março de 2020, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

A sessão de abertura do seminário contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos; do presidente da RICD, Francisco Rocha Gonçalves e da adjunta da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Ana Paula Rosa.

No 1.º painel sobre o “Relatório do Desenvolvimento Humano”,  apresentado por Manuel Ennes Ferreira, professor do Departamento de Economia do ISEG, foi contextualizado o cenário do desenvolvimento da Humanidade e os desafios sociais e ambientais no quadro da nova agenda para o desenvolvimento.

Pedro Cruz, coordenador do projeto “Europa no Mundo” da Plataforma Portuguesa das ONGD e José Fidalgo, coordenador da Rede de Centro de Estudos e Sondagens de Opinião Local, da Universidade Católica Portuguesa conduziram o painel sobre

 “Soluções Locais para a Implementação da Agenda Global: Novos Modelos, Novas Alianças”, apresentando práticas para a concretização dos ODS e da Agenda 2030.

No 3.º painel que incidiu sobre “O Papel da União Europeia na Implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Glocal”, o eurodeputado João Ferreira abordou as principais políticas e legislação que são necessárias de implementar para, de facto, “não deixar ninguém para trás”.

No decorrer do seminários foi, ainda, possível apresentar as principais conclusões do “Manual de Ação Local para a Transformação Global”, de Patrícia Magalhães Ferreira, investigadora e consultora nas áreas da cooperação para o desenvolvimento. Este manual resultou do estudo elaborado no âmbito do projeto “Rumo a 2030: Campanha para a promoção dos ODS e da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global”, com o intuito de fornecer aos municípios portugueses uma base que lhes permita integrar a Agenda 2030 nos seus processos de decisão e ação a nível municipal.


Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial