Os “Municípios como peças chave de desenvolvimento”

Os “Municípios como peças chave de desenvolvimento”

Representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe participaram, nos dias 12 e 13 de novembro, no ‘Foro da Cooperación Municipalista da Lusofonía: os municipios, pezas clave do desenvolvimento’ (Fórum da Cooperação Municipalista da Lusofonia: os municípios, peças chave do desenvolvimento), em Santiago de Compostela, organizado pelo Fondo Galego de Cooperación e Solidariedade.

Com o foco no processo de localização dos ODS, os participantes abordaram o tema dos desafios que os municípios enfrentam na prossecução da Agenda 2030 e refletiram conjuntamente para a adoção de soluções locais para problemas globais.

No decorrer deste encontro foram dados os passos para foram dados os primeiros passos para a criação de uma Rede de Autarquias Locais da Lusófona pelos ODS. Entre os objetivos desta rede está a promoção do diálogo e a aprendizagem mútua entre os governos municipais; o estabelecimento de relações de colaboração para aumentar a eficiência e inovação em projetos de cooperação internacional e a implementação de iniciativas comuns alinhadas aos ODS.

No final do encontro, os representantes acordaram numa declaração final sob o mote “Solidariedade para Além da Língua”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial