A Câmara Municipal de Setúbal adotou uma estratégia que lhe permite enquadrar os ODS no programa da Divisão de Juventude.
Reconhecendo a importância da Agenda 2030, a C.M. de Setúbal reafirma que a importância das parcerias multiatores, envolvendo desde os cidadãos aos sectores públicos, são fundamentais para se poder chegar a resultados que beneficiam a todos e que almejam uma sociedade mais coesa, justa e sustentável.
Assim, a C.M. de Setúbal identificou um conjunto alargado de projetos desenvolvidos pela Divisão de Juventude, que procuram contribuir para algumas das finalidades definidas por alguns dos ODS.
Para a promoção dos ODS 3 – Saúde de Qualidade, destaque para o projeto:
Tour Agarra a Vida. Um Projeto de responsabilidade social que visa despertar consciências para as consequências do uso de drogas através de uma abordagem cativante e jovem. Envolve atividades como demonstrações de desportos radicais com os melhores atletas nacionais (de skate, patins e bmx) e debate sobre os riscos associados ao consumo de drogas.
Na promoção do ODS 10 – Reduzir as Desigualdades, são apresentados um conjunto de projetos relevantes, nomeadamente Programa de debates temáticos anuais nas escolas do Concelho de Setúbal que procura melhorar níveis de participação e capacidade de discussão dos jovens da comunidade; o programa Acompanhamento vocacional e de inserção profissional “+RUMOS”; Formação de Monitores de Campos de Férias; o Programa Nosso Bairro Nossa Cidade entre outros.
Na promoção do ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre, o destaque vai para o Apoio a ações e campanhas de limpeza e recolha de plásticos e beatas dinamizadas pela comunidade, colaborando com associações como Ocean Alive, Associação Cultural Água de Beber, Feel 4 Planet e escolas. Também para este ODS sublinha-se o projeto Consciente(mente): com o propósito de sensibilizar as populações, limpar e manter parques de lazer, vigiar áreas florestais e desenvolver atividades de controlo de espécies invasoras em 4 freguesias do Concelho de Setúbal.