Município de Setúbal: Jovens promovem sustentabilidade

Município de Setúbal: Jovens promovem sustentabilidade

Um conjunto de 17 intervenções-vídeo com mensagens sobre o desenvolvimento sustentável, gravadas por jovens setubalenses, vai ser lançado entre os dias 28 de março e 13 de abril nas redes sociais do município de Setúbal.


A iniciativa “Rumo a 2030: Vozes pela Mudança” é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr e a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, no âmbito da campanha Rumo a 2030, financiada pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

O objetivo é sensibilizar a população para a promoção da justiça social e climática, através de intervenções-vídeo, publicadas diariamente durante 17 dias nas páginas de Facebook do Município de Setúbal e da Juventude Setúbal, com mensagens gravadas por jovens setubalenses de áreas como o teatro, o jornalismo, a história, e fotografia e a arte.

Os vídeos procuram dar voz aos 17 ODS – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Este documento, aprovado em setembro de 2015 por 193 membros da ONU, incluindo Portugal, visa a criação um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Na primeira intervenção, a lançar no dia 28, os músicos Ohmonizciente e Zé Zambujo deixam uma mensagem de sensibilização para “Erradicar a Pobreza”, e no segundo vídeo, a publicar no dia 29, Inês Sousa, voluntária do projeto REFOOD Setúbal, fala sobre o ODS 2, ou seja, “Erradicar a Fome”.

No dia 30, o comediante Gonçalo Assunção aborda a importância de uma “Saúde de Qualidade” e, a 31, a mensagem de João Ribeiro, cofundador, designer e jornalista da revista Shifter, é sobre “Educação de Qualidade”.

Em abril, a 1, Catarina Branco, professora no “Catarina Branco Oriental Studio”, aborda a “Igualdade de Género”, a 2, a bailarina Iza da Costa fala sobre “Água Potável e Saneamento” e, a 3, a jornalista Carolina Bico deixa uma mensagem sobre “Energias Renováveis e Acessíveis”.

Seguem-se mensagens, a 4, da cantautora “A garota não” sobre “Trabalho Digno e Crescimento Económico”, a 5, do estudante e empreendedor Tiago Vieira sobre “Indústria, Inovação e Infraestruturas” e, a 6, de elementos do Clube de Animação Jovem da APPACDM de Setúbal sobre a importância de “Reduzir as Desigualdades”.

“Cidades e Comunidades Sustentáveis” é o objetivo abordado, no dia 7, pelo historiador Diogo Ferreira, enquanto a 8 a intervenção em vídeo da ativista Maria Joanico destaca a “Produção e Consumo Sustentáveis”.

No dia 9, é lançado o vídeo com uma mensagem gravada pela artista plástica Ana Quintino sobre a “Ação Climática” e, no dia seguinte, a maquilhadora Catarina da Bárbara fala sobre “Proteger a Vida Marinha”.

O fotógrafo Afonso Carqueijeiro gravou uma intervenção sobre “Proteger a Vida Terrestre”, que é publicada a 11, e, no dia seguinte, elementos do Teatro TOMA – Associação Cultural abordam a “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”.

Na última intervenção vídeo, a publicar no dia 13 de abril nas páginas de Facebook do município e da Juventude de Setúbal, a ativista Aline Martinho deixa uma mensagem sobre “Parcerias para a Implementação dos Objetivos”.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial