Mensagem do Presidente da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD)

Mensagem do Presidente da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam as prioridades globais para a Agenda 2030, assinada por mais de 190 países. Definem as prioridades, aspirações globais e os direitos fundamentais para qualquer ser humano. Requerem uma ação à escala mundial de governos, empresas e sociedade civil.

Adotados pela quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 são o nosso padrão mínimo para uma vida digna e para o desenvolvimento sustentável global, procurando mobilizar esforços em torno de um conjunto de objetivos e metas comuns. São 17 objetivos, em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo.

Este desafio global exige a mobilização de todos, sendo de assinalar o papel relevante dos municípios, enquanto atores de desenvolvimento, trabalhando para a localização dos ODS. Neste desiderato, a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento | RICD, atuando em parceria, reforça a capacidade de intervenção de cada Município.

O poder local é, pela sua natureza e pela proximidade com as pessoas, suas necessidades e ambições, aquele que tem melhores condições para a implementação destes objetivos. Os municípios têm a experiência e a vocação de implementar no território, onde tudo, na verdade, acontece.

Por tudo isso, e com o propósito de divulgar o Manual “Rumo a 2030: Os Municípios e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, desenvolvido no âmbito do projeto “Rumo a 2030: Campanha para a promoção dos ODS e da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global”, o Município de Oeiras entendeu proceder à sua edição e, desta forma, partilhar com todos os autarcas do País, o que tem sido a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A implementação desta agenda é um desafio partilhado pelos municípios parceiros na RICD. Sendo uma rede que sente o desenvolvimento como causa, entendemos essencial alargar ao máximo o número de municípios parceiros.

Queremos ampliar a nossa rede e aprofundar o trabalho desenvolvido. Acreditamos que o futuro do desenvolvimento está na partilha e na colaboração, como tal, a adesão de novos parceiros será uma importante mais-valia para trabalhar esta causa que a todos nos une.

Francisco Rocha Gonçalves
Presidente da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial