Maia, um território a percorrer e um destino a descobrir

Maia, um território a percorrer e um destino a descobrir

O concelho da Maia vai ter uma rede de percursos pedonais com 23 rotas e um total de 203 quilómetros. “Maia, um território a percorrer e um destino a descobrir” foi o slogan escolhido.

O objetivo principal destes percursos é “gerar valor ambiental pela fruição da paisagem”. A Maia já contava com sete caminhos pedonais antes do lançamento desta nova rede de percursos, entre os quais o Ecocaminho e partes dos Caminhos de Santiago. Agora, a proposta é de mais 23 percursos inseridos no concelho.

Entre os impactos destes percursos, para além da valorização do património local, do enriquecimento da oferta turística e do fomentar de estilos de vida mais saudáveis, também os ODS foram valorizados “Apostar num Destino comprometido com a sustentabilidade e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 8 e 11)”,mostrando que o processo de localização dos ODS está a decorrer.

Garantir o processo de localização dos ODS de forma coerente e inovadora é uma mais-valia não só para os Municípios que implementam este processo, e que vão beneficiar da sua ação, mas para todos nós, uma vez que contaremos com o reforço das ações implementadas em prol da justiça social e climática.

Reveja a apresentação pública da rede de percursos na Maia aqui.

Saiba mais sobre o trabalho da Maia em prol da Agenda 2030 aqui.