Estudo: Portugal e a Agenda 2030 para o desenvolvimento Sustentável

Estudo: Portugal e a Agenda 2030 para o desenvolvimento Sustentável

5 anos após a aprovação da Agenda 2030 e no arranque da Década de Ação 2020: O Futuro começa hoje, é altura de balanço e de perspetivar ações a empreender para garantir o cumprimento da ambiciosa Agenda 2030. 

É neste contexto que surge o Estudo “Portugal e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável“ elaborado por Patrícia Magalhães Ferreira para a Plataforma Portuguesa das ONGD no âmbito do projeto europeu “Europa no Mundo – Make Europe Sustainable for All”, implementado em Portugal pela Plataforma Portuguesa das ONGD e pela CPADA – Confederação Portuguesa das Organizações de Defesa do Ambiente.

O estudo analisa a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por Portugal, no plano interno e externo, particularmente no que respeita ao envolvimento da sociedade civil na definição, implementação e monitorização da Agenda 2030.

O relatório está estruturado em três partes: o capítulo 1 analisa a Agenda 2030 enquanto enquadramento global do desenvolvimento, o papel da sociedade civil e também alguns impactos da pandemia na Agenda. O capítulo 2, aborda a implementação no plano europeu, quer na União Europeia quer em alguns Estados Membros, destacando exemplos e práticas de vários países que podem ser considerados relevantes para o caso português, bem como resumindo algumas lições aprendidas sobre os fatores de sucesso na implementação dos ODS. O capítulo 3 centra-se na implementação por Portugal, nomeadamente em termos estratégicos, institucionais, de monitorização, de participação da sociedade civil e na cooperação para o desenvolvimento.

Estudo disponível em:

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial