Citizen action on Covid-19: Standing together in the face of the global pandemic

Citizen action on Covid-19: Standing together in the face of the global pandemic

O mundo enfrenta um momento de crise sem precedentes. A pandemia de Covid-19 coloca à prova a resiliência da humanidade e tem vastos impactos no tecido social, económico e ambiental glocal.

A pandemia afeta especialmente as pessoas idosas, as pessoas com deficiências, e as pessoas com condições de saúde subjacentes, e realça a importância de uma abordagem interligada de toda a sociedade. Trata-se de uma emergência que lança uma luz ofuscante sobre a fragilidade e desigualdades subjacentes das nossas sociedades e a necessidade crítica de sistemas de saúde mais fortes, de prestação universal do direito à saúde e proteção social para todos, bem como de desenvolvimento sustentável a longo prazo, tal como estabelecido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para garantir que de facto existe um compromisso global de resposta a esta pandemia, a RICD associou-se a centenas de organizações da sociedade civil de todo o mundo na declaração, Citizen action on Covid-19: Standing together in the face of the global pandemic. Um apelo aos líderes políticos mundiais para que garantam que as medidas de resposta ao momento de crise que vivemos sejam tomadas, no sentido de construir um futuro mais justo para todos/as, tendo em conta questões tão prementes como as desigualdades, os direitos civis, os direitos das mulheres ou a justiça climática.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial