No âmbito da campanha Rumo a 2030, a artista plástica Sónia Margarido está a desenvolver um projeto de arte urbana que foca o ODS 5 – Alcançar a Igualdade de Género e Empoderar Todas as Mulheres e Raparigas.
O projeto será materializado na pintura de um mural, localizado em Setúbal, em que a artista se inspira na abordagem de Bell Hooks ao feminismo.
Refletindo sobre o que é ser mulher em diferentes contextos, sejam eles de classe, raciais, estruturais ou impostos por religiões e crenças, a artista explora as várias problemáticas que identifica.
“A complicada experiência pessoal que muitas partilhamos e que comunicamos vem, muitas vezes, de um sítio privilegiado onde há lugar de fala. Quero, neste projeto, salientar uma maioria silenciosa de mulheres que não tem a mesma oportunidade para falar ou autorização para sentir o seu desconforto na estrutura que cada uma de nós ocupa.”
Sónia Margarido
Mais do que nunca, é urgente empoderar raparigas e mulheres na libertação de todo o seu potencial. Só assim estaremos de facto comprometidos com um processo de desenvolvimento mais justo, ético e sustentável.
Fique atento. Em breve divulgaremos fotos do Mural!
Foto: Adobe Stock