A Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento celebra o Dia Mundial da Terra

A Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento celebra o Dia Mundial da Terra

Desde 1970 que o dia 22 de abril está reservado à celebração do Dia Mundial da Terra e este ano não é exceção. Para tal, a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), em consonância com o IMVF, quis aproveitar a data festiva para reforçar o seu compromisso na luta por um mundo mais justo e sustentável, ressalvando o papel que os municípios e as associações locais desempenham diariamente na prossecução de um mundo melhor.

A RICD e o IMVF são atualmente parceiros no projeto People and Planet: A Common Destiny que tem como objetivo mobilizar jovens cidadãos europeus e autoridades locais para a luta contra as alterações climáticas. Este é um tema premente nas agendas políticas atuais e existem inúmeras sinergias nas várias atividades propostas por este projeto que variam entre ações de rua e conselhos consultivos de jovens, passando também por ações de formação aos técnicos superiores das autarquias.

A crescente visibilidade e divulgação do Dia Mundial da Terra nos últimos anos é resultado, contrariamente ao desejado, da progressiva e acelerada degradação do Planeta Terra. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em cada doença infeciosa que surge em seres humanos, 75% provêm de animais[1]. Este facto ganha ainda maior relevância no contexto pandémico em que vivemos atualmente e confirma a estreita relação que existe entre os seres humanos, os animais e a saúde ambiental. Estão todos interligados e, por isso, a ação de cada ser humano influencia a vida dos animais e o bem-estar do Planeta.

Durante os próximos três anos, no âmbito do projeto People and Planet, os municípios membros da RICD irão desenvolver, em conjunto com o IMVF, um leque alargado de atividades junto das suas comunidades locais no sentido de apelar para a mudança de hábitos diários e adoção de boas-práticas. Por detrás de todas estas atividades e iniciativas, estão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com os quais a RICD e respetivos municípios têm vindo a trabalhar desde 2013.


[1] https://www.un.org/en/observances/earth-day

Créditos Foto: Pexels

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial