A Importância dos Indicadores para a Implementação da Agenda 2030

A Importância dos Indicadores para a Implementação da Agenda 2030

A Comissão Europeia colocou a concretização da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no topo da sua agenda política para os próximos anos, dando forma a uma Europa sustentável para as gerações futuras.

Apesar do reconhecimento crescente de que os esforços internacionais e nacionais em relação aos ODS necessitam de integrar a contribuição de vários atores: o setor privado, a sociedade civil, o meio académico, bem como as cidades e regiões, existe ainda a necessidade de clarificar qual o papel que as regiões, cidades e mesmo comunidades podem assumir. Ambos são parceiros essenciais para a realização efetiva dos ODS e para garantir o processo de localização da Agenda 2030.

O objetivo do Manual “European Handbook for SDG: Voluntary Local Reviews” publicado pelo Joint Research Centre da Comissão Europa é apoiar as cidades europeias dispostas a preparar as suas revisões voluntárias sobre os ODS. Assim, o Manual foi concebido para ser um guia para a seleção de indicadores apropriados a utilizar na avaliação e também para orientar a escolha dos indicadores perante os desafios glocais que se colocam.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial